Blog Siegel Press

Assessoria de Imprensa 2.0

Com a consolidação da web 2.0 e a evolução dos negócios digitais no Brasil, o avanço do e-commerce nacional, a mudança de hábitos do consumidor e a atuação das empresas, o trabalho do assessor de imprensa também evoluiu, transformando o mercado de comunicação empresarial e assessoria de imprensa.

O assessor se tornou digital e não fala mais só com jornalistas. Ele leva a marca do seu cliente aos blogueiros, influenciadores web e até ao consumidor, que hoje tem uma poderosa arma nas mãos: as redes sociais. Para essa comunicação não ter ruídos é preciso dominar os novos recursos tecnológicos e, principalmente, entender de relacionamentos.

Se até pouco tempo as assessorias de imprensa se especializaram em campanhas de adwords, blogs empresariais, newsletters e outros serviços ligados a ‘social media’, agora esse termo já está ultrapassado. Agora a necessidade é investir no link building, que está diretamente ligado ao sistema de posicionamento orgânico do Google e dos mecanismos de busca.

Para que um site tenha melhor posicionamento nos buscadores, ele também tem que receber bons links de portais relevantes na internet, como os relacionados aos veículos de imprensa. E a única forma de conquistar esse espaço, além da menção em forma de hiperlink, é através da assessoria de imprensa.

Atualmente, nenhuma empresa pode ficar fora da internet. Principalmente se estiver relacionada a negócios digitais ou e-commerce, por exemplo.

As ferramentas mudaram, mas o objetivo do trabalho das assessorias de comunicação continua o mesmo: criar e manter a boa reputação da empresa e aumentar a qualidade percebida da marca pelo público. O online somente potencializa as ações, tanto do lado positivo, quanto do negativo. Cabe ao assessor dominar essas técnicas.